O conceito de “spaving”, gastar mais para economizar, tem levado muitas pessoas ao endividamento. Em busca de promoções, consumidores acabam comprando itens desnecessários, acreditando que estão economizando. No entanto, esses gastos acabam pesando no orçamento familiar, gerando uma falsa sensação de economia.
“Cada vez mais há promoções que te fazem adquirir algo que você não precisa pela sensação de estar economizando. São pequenos gastos que não parecem pesar, mas
pesam,” explica Renan Pieri, economista e professor da FGV EAESP. Ele destaca que o fenômeno do spaving, popular nos Estados Unidos, tem se espalhado, afetando o comportamento de consumo global e prejudicando a saúde financeira de muitas famílias.
O endividamento de famílias cresceu no Brasil. Em março, 78,1% delas afirmaram ter débitos prestes a vencer, um aumento de 0,2% em relação a fevereiro, mostram dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.