A coleção Dior Primavera-Verão 2024 de alta costura foi finalmente apresentada. A diretora criativa Maria Grazia Chiuri se inspirou em uma das peças clássicas da marca, um vestido criado pelo seu fundador nos anos de 1950. Diferente da temporada passada (inverno 2023), onde a diretora de criação suavizou as estruturas dos modelos clássicos de Monsieur Dior, agora ela decidiu retomar as formas arquitetônicas nos looks.
O desfile apresentou uma série de looks em algodão bege, inspirados em elementos do trench coat. As peças trazem também um corte de alfaiataria, pregas e características do tipo moulage. O foco de Maria Grazia é apresentar looks mais “cotidianos” e, segundo a estilista, essa decisão foi tomada por conta da demanda crescente para esse lado da couture.
Ao longo da sua pesquisa para criar essa coleção, a diretora criativa encontrou um vestido da coleção de inverno 1952, feito pelo próprio Christian Dior. Chamado de La Cígale, a peça demonstrava toda a essência da identidade de seu criador, mas trazia uma construção rígida, cortes geométricos e aparência pesada, lembrando muito o modelo de uma armadura.