Curitiba começara a realizar voos diretos para Montevidéu em jatos comerciais E195-E2, que é o maior avião já criado no Brasil, o aeroporto da capital também oferece conexões outras cidades da América do Sul, como Santiago do Chile e Buenos Aires na Argentina, além de continuar fazendo os voos domésticos para outras cidades do Brasil
A capacitação foi realizada em conjunto entre a empresa Azul Linha Aéreas, umas das maiores companhias aéreas do Brasil desde 2008, a CCR Aeroportos, empresa responsável pela gestão e operação do aeroporto Afonso Pena, o aeroporto internacional de Curitiba e o Ministério do Turismo do Uruguai.
Em suas redes sociais a CCR Aeroportos informou que “a nova rota operada pela Azul Linhas Aéreas inicia no dia 31 de outubro, com 3 voos semanais (terças, quintas e sábados)! A decolagem acontece às 12h do Aeroporto Afonso Pena – CWB, e o retorno às 15h10 saindo de Montevidéu – MVD”.
O aeroporto está localizado na cidade de São José dos Pinhais, que fica a aproximadamente 18 quilômetros do centro de Curitiba. O Afonso Pena é uma das principais portas de entrada para a região sul do Brasil. O nome é em homenagem ao ex-presidente do Brasil, Afonso Augusto Moreira Pena. É um dos aeroportos mais movimentados do país, com uma ampla variedade de voos domésticos e alguns voos internacionais para destinos próximos, como Argentina e Paraguai.
Montevidéu tem diversos pontos turísticos, como a cidade velha, bairro mais antigo da cidade, o “Mercado de la Abundancia” com comidas típicas, o Estádio Centenário, que foi um dos palcos da Copa do Mundo de 1930, algumas praias, e grande variedades de museus e teatros com diversas temáticas.
As passagens aéreas já estão disponíveis no site da Azul e em agências de turismo, outras cidades do estado também estão recebendo melhorias em seus aeroportos, como Foz do Iguaçu. Curitiba e região tem aproximadamente 3 milhões e 700 mil habitantes, e faz parte das 10 maiores cidades do Brasil.