O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta terça-feira (2) que conversou por telefone com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo Trump, a conversa tratou principalmente de comércio e sanções entre os dois países.
Trump afirmou que a ligação foi “muito boa” e elogiou Lula, dizendo que “gosta” do presidente brasileiro. Nos últimos meses, o governo americano retirou parte das tarifas extras sobre produtos brasileiros, como carne bovina, café, cacau e vegetais.
Além das questões comerciais, Trump também comentou ações recentes dos Estados Unidos, como a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes e o cancelamento de vistos de outras autoridades brasileiras, ligadas ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O Palácio do Planalto confirmou a conversa e informou que Lula elogiou a retirada da tarifa de 40% que afetava produtos brasileiros. O presidente brasileiro também pediu que mais itens sejam removidos da lista de sobretaxas.
Ainda segundo o governo brasileiro, Lula aproveitou a ligação para pedir cooperação dos Estados Unidos no combate a facções criminosas que atuam no país.






