Neste ano os ônibus biarticulados que circulam pela cidade de Curitiba completamente 30 anos de utilização. Os biarticulados são ônibus com quatro eixos, duas articulações e alta capacidade de passageiros. O modelo que pertence a montadora Volvo é o maior ônibus em operação no mundo. Dependendo da configuração da carroceria, pode ter até 30 metros de comprimento e capacidade para 300 passageiros.
Foi na década de 70, que a prefeitura de Curitiba começou a implementação da Rede Integrada de Transporte (RIT). Tudo começou com o sistema dos ônibus expressos. Já na década de 1990 criou a linha direta, conhecida como ligeirinho, e as famosas estações tubo, um dos símbolos da capital paranaense.
Com faixas exclusivas para ônibus, tarifa integrada e pré-paga e estações de embarque rápido em nível, criou-se ali a ideia do BRT (Bus Rapid Transport), que tornaria Curitiba um modelo para o mundo. Atualmente a RIT transporta mais de 1 milhão de passageiros por dia. São cerca de 250 linhas, mais de 300 estações tubo, 22 terminais e 6,5 mil pontos de parada. A RIT vai além de Curitiba e integra também outras 13 cidades à rede.