Maria Letícia Fagundes é vereadora, ginecologista e médica legista. Atua diretamente para o Partido Verde, além de ter sido a quarta secretária na gestão dos anos de 2019 e 2020. Conforme a Câmara Municipal de Curitiba, Maria Letícia entrou para a política após presenciar diversos casos de violência em seu trabalho.
Por isso, foi uma surpresa para muitos, quando, no final de 2023, a vereadora foi presa após bater em um carro estacionado. Mesmo com a defesa afirmando que houve bom senso e proporcionalidade durante a ocasião, a Polícia Militar (PM-PR) afirma que teve desacato com os agentes por parte de Maria Letícia, além de recusar a realização do teste do bafômetro, que foi solicitado devido a uma aparente embriaguez.
Sendo assim, a vereadora está, a partir do dia 29 de abril, restrita a participar de discussões de projetos de lei, além de suspensa das funções administrativas na Comissão Executiva e condução de sessões. Em nota divulgada, Maria Letícia foi contra a decisão e afirma que o resultado é um reflexo machista da Câmara e da sociedade.