Entre os muitos obstáculos, a Psicóloga Miriam Cupello precisou superar os traumas de sua infância, o fim de um relacionamento conturbado de 21 anos e vencer o câncer de mama. Mesmo com tantos problemas ao longo da sua vida, ela decidiu construir uma carreira que ajudasse outras mulheres ao resgate faminino e acabar com a síndrome da impostora, na qual muitas nem imaginam que sofrem, devido a insistente sensação em que se pergunta sobre seus próprios méritos conquistados.
E assim, essa grande mulher de 55 anos de idade concluiu que ao enfrentar todas as suas batalhas, aprendeu também a ter mais amor pela sua vida, e ter como psicologia sua missão profissional, a fim de auxiliar outras mulheres a se amarem. Miriam sempre teve seus objetivos claros, por isso aos 18 anos foi a primeira da sua família, do lado materno, a ingressar em uma graduação, diante ao olhar de sua vida transformou a maneira de enfrentar as dificuldades, o que proporcionou na tomada decisões que não a vitimizassem, e sim modificasse sua vida.
Hoje a maior parte de seu público, nas consultas que realiza, são voltadas ao universo feminino. “Por vezes, as pacientes chegam no consultório com queixas sempre criticando as falas do outro: pais, companheiros (as), filhos ou sobre o trabalho. Meu propósito é mostrar o seu comportamento dentro das relações e a certeza de que não mudamos ninguém além de nós mesmos.” Miriam ainda diz que muitas das mulheres que atende vivem com uma insatisfação inconsciente por não saberem se priorizar, dizer não, ter pausas, e vivem com auto julgamentos constantes vigentes a uma necessidade de validação do outro.
Assim como ela ajuda a resgatar os valores e a essência dessas mulheres, ela também exercita em sua vida a inclusão de seus desejos e que a principal motivação é se priorizar. “Afinal, eu sou o amor da minha vida e tenho que me tratar bem.” Portanto, hoje ela concilia sua agenda profissional de forma mais flexível, atendendo presencialmente três vezes por semana em sua cidade Maricá RJ, e faz atendimentos on-line dois dias por semana.
Recentemente, Miriam começou um novo projeto, o Grupo Terapêutico Online, em que reúne pessoas interessadas em trabalhar o autoconhecimento e a expansão da consciência. São 5 encontros que acontecem uma vez por semana, o intuito é que todos do grupo tenham voz para que aconteça a troca de experiência.
Quem quiser obter mais informações sobre seu projeto, conhecer mais sobre seu trabalho ou ser assistido individualmente, recomendamos a seguir no Instagram @psicologa_miriamcupello, lá ela compartilha seu dia a dia e dá dicas sobre saúde mental.
Priscila Lopes