O governador do estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior anunciou na data de ontem, segunda-feira dia 10, que o Paraná terá o uso de mão carcerária na reconstrução das escolas, creches e demais estruturas utilizadas para ensino, que foram atingidas pelo tornado que devastou Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná. A ação ganhou grande repercussão na internet e foi aplaudida até mesmo por moradores de outros estados.
A ação que é desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação, por meio do Fundepar, em parceria com a Secrretaria da Segurança Pública, já está em funcionamento. Já são 14 detentos, sendo quatro da Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul e dez da Penitenciária Estadual de Guarapuava, atuando na cidade sob supervisão de monitores da Polícia Penal, dentro do programa Mãos Amigas, que promove a reinserção social de pessoas privadas de liberdade por meio de serviços de manutenção e reparo em unidades escolares.
O grupo iniciou o trabalho com a remoção de entulhos e na limpeza do Colégio Estadual Ludovica Safraider, localizado na região central da cidade e considerado o mais afetado pela tragédia. O ginásio da escola foi totalmente destruído e precisará ser reconstruído.
Além dessa ação, o Governo do Estado também destinou R$ 50 mil ao Colégio Estadual Ireno Alves dos Santps e R$ 25 mil ao Colégio Estadual Ludovica Safraider, por meio do Fundo Rotativo, para ações emergenciais de recuperação. Engenheiros do Fundepar e técnicos do Núcleo Regional de Educação realizam o levantamento técnico dos danos para a contração das obras emergências, etapa que depende da conclusão da limpeza para avaliação completa das estruturas afetadas.






