O presidente Lula desembarcou em Cairo, na capital do Egito, na madrugada da última quarta-feira (14). A viagem ao país africano, segundo informações divulgadas pelo Ministério das Relações Exteriores, trata-se da participação do presidente em temas da agenda bilateral nas áreas de comércio, cooperação em educação e defesa, investimentos e cooperação técnica.
Além disso, o presidente brasileiro deve discutir também, com o governante local, Abdel Fatah Al-Sisi, sobre a guerra entre Israel e Hamas. Essa é a segunda visita oficial de Lula ao Egito, a última aconteceu em 2003, ainda no seu primeiro mandato. Entretanto, em 2022, novamente como presidente eleito, o petista participou da COP-27, que foi realizada no país, após convite do governo local.
Porém, a passagem de Lula pelo Egito será breve, ele permanece apenas até o dia 15 de fevereiro, quinta-feira. Na sexta-feira (16), ele embarca para a Etiópia, onde irá participar como convidado da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana. A sede da entidade, que se tornou membro oficial do G3 no ano passado com o apoio do Brasil, está localizada na capital etíope, Adis Abeba.