
Começou a valer na última quarta-feira, dia 1.º de fevereiro, um convênio entre a Prefeitura de Curitiba por meio da Guarda Municipal de Curitiba (GMC) com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) onde a GMC assumirá o controle de acidentes e o monitoramento do trânsito no trecho urbano de 22 quilômetros da rodovia federal BR-476, conhecida como Linha Verde. A medida é inédita no país.
Ao todo, 60 guardas municipais foram treinados pela PRF, dos quais 30 já atuam em áreas de trânsito. Além do atendimento e especialização em acidentes de trânsito, são 40 horas de treinamento presencial sobre conteúdos de segurança no trânsito. No final do ano passado e janeiro deste ano, os serviços começaram a unir forças.
Qualquer cidadão que sofrer algum acidente ou precisar de socorro neste trecho da Linha Verde pode entrar em contato com a GMC pelo telefone de emergência 153, ou ainda pelo telefone 191 da PRF, que repassará a ocorrência para a Prefeitura integrando o controle operacional dos dois órgãos.
Todas as ocorrências serão registradas pela Guarda Municipal na plataforma multi-institucional utilizada pela PRF e disponibilizada aos parceiros que firmaram novos convênios sobre o tema.
Luís Gustavo Oliveira