A construção da Ponte de Guaratuba, que promete ser um marco para a infraestrutura do Paraná, alcançou 11,12% de conclusão conforme o último relatório mensal. A obra, realizada pelo Consórcio Nova Ponte, começou a fase crucial de fundação da parte estaiada, uma etapa importante que envolve o uso de cabos de aço para suportar o peso da pista e permitir a livre navegação pela baía de Guaratuba. Diferente do restante da estrutura, que utiliza vigas e colunas pré-fabricadas, o trecho estaiado é composto por cabos de aço ancorados por torres que proporcionam estabilidade e suporte.
Atualmente, nove das 64 estacas de concreto necessárias já foram instaladas, com outras oito em andamento. As estacas, que variam de 180 a 220 centímetros de diâmetro e até 50 metros de comprimento, são essenciais para a fundação da ponte. Seis delas são parte do trecho pré-moldado, enquanto as outras três fazem parte da estrutura estaiada. A expectativa é que 50 estacas sejam instaladas até o fim de 2024, com escavações apoiadas por balsas operacionais, em um esforço que envolve cerca de 300 funcionários.
O projeto da ponte, com suas duas torres e estais, visa criar um vão-livre de 160 metros, permitindo o tráfego de embarcações com até 17 metros de altura e 90 metros de largura. Além disso, a escolha do design estaiado contribui para uma maior resistência a condições climáticas adversas e facilita a manutenção da estrutura. O projeto se inspira em pontes icônicas como a Vasco da Gama em Lisboa e a Octávio Frias de Oliveira em São Paulo, prometendo ser um atrativo turístico e um avanço significativo para a infraestrutura regional.
Bruna Campestre