O famoso “vira-lata caramelo”, querido pelos brasileiros e conhecido informalmente como um símbolo do país, pode ser em breve reconhecido legalmente como manifestação cultural imaterial. Um projeto que tramita na Câmara dos Deputados tem como proposta transformar o termo em patrimônio brasileiro. Segundo o autor da proposta, Felipe Becari (União–SP), a ideia é identificar o animal como “um dos cachorros mais populares e amados do Brasil”.
Para o deputado, os vira-latas caramelos, resultados de misturas de diversas raças, ajudam a exibir que “a nossa diversidade é uma das maiores riquezas” nacionais. Além disso, segundo Becari, “apesar de serem muito amados”, os cães sem raça definida ainda sofrem muito preconceito por parte de algumas pessoas. Ele também defende que os vira-latas são tão “inteligentes, leais e adoráveis” quanto qualquer outro cachorro de raça.
Caso seja aprovado, o vira-lata caramelo entrará para a lista de patrimônios culturais imateriais do Brasil. A lista conta com a roda de capoeira, o Bumba Meu Boi, o queijo minas artesanal, o Círio de Nazaré, entre outros. Após o recesso parlamentar, o projeto deve seguir para a Constituição de Justiça e de Cidadania (CCJ), sem a necessidade de votação no plenário da Casa, já que tramita em caráter conclusivo, seguindo para apreciação do Senado.