Existe um mundo no riad Rosemary onde há presença de cores do Mediterrâneo, a arte contemporânea e o sabor das coisas artesanais. Entretanto, acima de tudo isso, o local possui uma visão de uma jovem designer que chegou da Flanders com sua máquina de costura e vontade de experimentar novas coisas. O trabalho de Laurence Leenart com suas cerâmicas ecléticas tem viajado pelo mundo, desde hotéis a galerias de arte, de Nova York a Tóquio.
A designer conta que a ideia de traduzir o conceito de design em um projeto de hotelaria surgiu por acaso. “Tudo começou com um encontro extraordinário no dia em que os antigos proprietários do riad – Rose Marie e o seu marido Ilan – entraram no nosso estúdio. Eles estiveram em Marrakech para vendê-lo, nasceu imediatamente uma empatia entre nós, então fomos visitá-lo e nos apaixonamos por ele, amor à primeira vista […]”, afirma Laurence.
O edifício está localizado no Riad Zitoun Jdid, um dos bairros mais antigos da região, não muito longe do Palácio El Bahia e El Badi. A área é sempre muito animada, mas a sensação intimista que o edíficio carrega é mágica. As obras de restauração duraram dois anos e o projeto foi desenhado pelo arquiteto belga Quentin Wilbaux. “A casa ainda estava em construção, por isso pudemos intervir com o nosso gosto em todos os aspectos”, finaliza o artista.