O ano de 2025 chega em seus últimos dias, mas ainda sobrou espaço para polemicas e discussões politicas. E dessa vez o que resultou nisso tudo foi uma campanha de fim de ano da Havaiana estreladas pela atriz Fernanda Torres. A atriz já havia estreado outra campanha da marca, mas foi a lançada na ultima semana que trouxe polêmica.
No vídeo publicitário a mensagem que a atriz passa para o publico é de não começar o ano de 2026 apenas com o “pé direito” mas “com os dois pés”. No vídeo também é utilizada metáforas como “os dois pés na porta” e “os dois pés na estrada”, associando a ideia a atitude, movimento e decisão, e não à porta.
Mas afinal qual a polêmica, problema e mal resultado em utilizar dessas frases?
Setores da direita interpretaram o conteúdo como uma indireta ideológica. Muitos “fatores” ajudaram nessa interpretação, indo desde a ideologia politica defendida pela atriz, declarada de esquerda e opositora a politica de direita exercida por inúmeros políticos brasileiros e a utilização e escolha da palavra “direito”. Políticos como Nikolas Ferreira e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmaram que o jogo de palavras faz referência ao campo político da direita, o que motivou críticas e campanhas de boicote contra a marca nas redes sociais.
Após a grande repercussão da propaganda, a internet “se dividiu”! Enquanto alguns postam vídeos jogando seus pares de havaianas no lixo e praticamente chamando a população brasileira para um grande boicote à marca, outros acham tudo uma grande piada, chegando a utilizar o momento como o exemplo da “falta de capacidade de interpretação da direita brasileira”. Enquanto alguns acreditam que esse pode ser um momento de prejuízo a marca, alguns influencers e jornalista citam como o fato da marca estar entre os assuntos mais comentados, o que pode acabar acarretando em uma alta nas vendas das famosas “chinelas” havaianas.
A marca não se pronunciou sobre o ocorrido. A propaganda permanece no perfil oficial da marca no Instagram e já chega nos 17 milhões de visualizações.






