O Ministério Público e o Tribunal de Contas da União pediram a investigação de Márcio Macedo, chefe da Secretaria-Geral da Presidência, devido à sua recente viagem para Aracaju. A publicação de uma foto onde o ministro comemora um ‘carnaval fora de época’ foi o que motivou a decisão.
A presença do ministro em uma festa privada poderia ser possivelmente considerada como desvio de função. O pedido foi enviado ao subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, e caberá ao Tribunal de Contas decidir sobre a continuidade da investigação.
Márcio Macedo e outros três servidores do Ministério teriam participado do Pré-Caju, uma festa que ocorreu em novembro na capital sergipana. As passagens para ir à capital teriam sido compradas utilizando dinheiro público.
De acordo com dados do Portal da Transparência, responsável por trazer clareza sobre os gastos públicos, a viagem foi destinada a uma visita ao Instituto Renascer Para Vida. No entanto, os registros dos compromissos não foram compartilhados nas redes sociais.