Marcieli Martins tem uma história parecida com a de muitos profissionais. Nascida no interior do estado do Paraná, Martins precisou se mudar da sua cidade natal para estudar fisioterapia, um período de dificuldades e desafios. Após conseguir se formar, se mudou para Curitiba, onde começou a sua carreira. “O primeiro ano foi muito difícil, o que eu ganhava como fisioterapeuta não permitia sequer eu pagar as minhas contas. Ainda dependia dos meus pais, que viviam um período de muita dificuldade financeira. Mas desistir nunca foi uma opção”, conta.
Foi após receber uma oportunidade de trabalhar com fisioterapia em cirurgias plásticas que a sua vida começou a mudar. Nascia ali a Marcieli Martins, especialista em fisioterapia dermatofuncional, referência nacional em tratamento fisioterapêutico pós-operatório. Hoje, 14 anos depois, a fisioterapeuta conquistou uma clínica de fisioterapia dermatofuncional que atende pré, intra e pós-operatório de cirurgias plásticas, vasculares, oncológicas, pós-parto, intercorrências e complicações pós-cirúrgicas como fibroses e feridas, além da parte estética. Sua maior demanda são pacientes que irão passar por uma cirurgia plástica ou que já realizaram algum procedimento e ainda precisam de auxílio para resolver alguma intercorrência ou complicação pós-cirúrgica, principalmente, fibroses.
Para chegar ao sucesso na sua profissão, Martins relembra que precisou se dedicar na busca de mais conhecimentos para se tornar uma profissional de alta performance. “Um profissional precisa estudar, se atualizar para oferecer uma experiência diferenciada após a realização de uma cirurgia plástica. Ainda é frequente, pacientes que se planejam apenas para o cirurgia, investem em um cirurgião plástico altamente capacitado e acabam não se preocupando em escolher um profissional especializado na área. Infelizmente, isso tem levado muitas mulheres e homens a terem resultados limitados e comprometidos, tanto do ponto de vista estético quanto do ponto de vista funcional, apresentam dor, limitações de movimentos e comprometimento estético do procedimento realizado”, explica.
Com sua vasta experiência na área, deu início a demanda de cursos, onde ensina futuros colegas em todo o Brasil, os conhecimentos adquiridos ao longo da sua carreira. Para Martins, a fisioterapia é mais do que apenas sua profissão, é a sua realização de vida. Sua visão é ministrar seus cursos em outros países a partir de 2024.
“A fisioterapia foi um presente. Ser uma facilitadora de um processo de reabilitação, poder cuidar, conduzir e recuperar os pacientes é algo que me realiza e me motiva a estudar cada vez mais para oferecer o que há de melhor dentro da fisioterapia pré, intra e pós-operatória”, afirma a profissional.
Hoje ela é mãe, esposa e muito grata a Deus, a sua família por todo o apoio que recebeu, e a seus pacientes por fazerem parte da sua história. “Quero que meus pacientes sintam que além de todo conhecimento necessário para oferecer um tratamento efetivo que eles possam passar bons momentos dentro da minha clínica. Quero que eles se sintam cuidados e especiais para mim, afinal, sem eles não existiria a Marcieli fisioterapeuta”, conclui.
Gostou de saber sobre a carreira de Martins e quer se internar mais sobre a fisioterapia? Saiba mais através do Instagram @marcielimartisfisioterapia
Nicole Bek