
Alessandra Azevedo vive no Rio de Janeiro, tem 46 anos e atua como consultora de Imagem e Estilo. No entanto, sua trajetória de sucesso iniciou há alguns anos. Sua primeira profissão foi na área de Economia, um universo que ela era muito apaixonada.
Seu sonho profissional era atuar com investimentos. E deu certo! Ela iniciou seu trabalho como estagiária em um dos 10 maiores fundos de pensão do Brasil, atuando com macroeconomia e aprendendo diariamente com os desafios da profissão.
Mais tarde, ela recebeu uma proposta para mudar de empresa e se tornar analista de investimentos de um outro fundo de previdência. “Até então, nunca pensei (nem queria) ser chefe ou liderar nada. Após 8 meses de empresa, minha chefe foi afastada para tratar uma doença e ficaria fora por poucas semanas. Ela nunca mais voltou, pois a doença se agravou e ela foi aposentada por invalidez. Eu passei de substituta para gerente de análise de investimentos de um patrimônio de R$ 3 bilhões. Assumi sem preparo, em meio a uma crise na empresa e querendo ser mãe”, destaca Alessandra.
Diante de um cenário como esse, muitas pessoas teriam recusado o desafio e deixado passar uma grande oportunidade. Mas a história da Alessandra é diferente! Ela vestiu a camisa, trabalhou bastante e decidiu engravidar. Teve o apoio de seu chefe direto e também reforçou o seu time, visando momentos de desafio durante a sua gestação e no período de licença-maternidade.
Segundo Alessandra, acreditar em si mesma foi uma tarefa difícil de encarar. “Passei por tudo isso grávida da minha primeira filha, um turbilhão de emoções onde muitas vezes não queria estar ali e me questionava porque haviam me escolhido para assumir aquele lugar, que não deveria ser meu. Eu duvidei muito mais de mim do que os outros nessa época”, pontua.
Com o tempo, a economista foi passando por desafios e contando com o apoio de outros profissionais que contribuíram com mais experiência ou eram cheios de energia para fazer tudo acontecer. Para ela, uma grande dificuldade foi entender qual era o seu tipo de liderança, além de compreender que tipo de líder ela gostaria de ser.
“Foi um longo e duro processo que me trouxe muitas descobertas, entre elas: de que somos capazes de aprender tudo que quisermos, que a liderança pode ser prazerosa e não só cheia de responsabilidades e desafios, que comandar algo é passar por uma transformação interna e que é um poder que não diz respeito a status e vaidade (esse sim um caminho perigoso) e sim que pode transformar ambientes e pessoas”, comenta.
Uma mudança importante aconteceu na sua vida quando Alessandra encerrou seu ciclo na área de Previdência Privada, em 2021. Foi neste período que ela decidiu criar o seu próprio negócio, dessa vez na área de consultoria de imagem e estilo. Seus primeiros passos foram do zero, aprendendo a divulgar seu trabalho para os amigos e investindo na comunicação de redes sociais online.
“Ao longo do tempo, fui sentindo que as mulheres que me procuravam em sua maioria queriam uma mudança na imagem para se destacar no ambiente profissional e que talvez eu pudesse oferecer algo a mais, mas não tinha ideia do que. Me sentia muito sozinha para encontrar um caminho e confesso que comecei a me questionar se estava na direção certa”, declara.
Alessandra passou por uma mentoria da Zu Oliveira, uma referência em estratégias para consultoras de imagem. A oportunidade lhe rendeu um direcionamento mais adequado, unindo forças com o seu conhecimento e experiência em cargos de liderança. Alessandra criou o Workshop “O Código da Liderança com feminilidade”, um produto que contribui para trabalhos de mentoria e projetos alinhados com o desejo de ajudar outras mulheres a atuarem em cargos de liderança.
“Sonho em contribuir para uma geração de mulheres que liderem com coragem e confiança, para que mulheres em posições de protagonismo e de poder não sejam mais vistas como exceção”, finaliza.
Para saber mais sobre o seu trabalho e ter uma estratégia de imagem e posicionamento para lideranças, siga @alessandradeaz






