Foi lançado em Curitiba, o livro histórico de 400 páginas com um recorte da coleção permanente do Museu Oscar Niemeyer (MON). O evento aconteceu na Livraria da Vila, no shopping Pátio Batel e reuniu artistas, curadores, patronos e conselheiros da instituição.
A publicação, editada pela Bei em capa dura, conta com textos autorais e centenas de imagens que retratam os destaques deste acervo que, nos últimos anos, quintuplicou de tamanho, chegando atualmente a 14 mil obras.
Para marcar o lançamento foi realizado um bate-papo com a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira; a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika; o curador Marc Pottier, integrante do Núcleo Curatorial do MON, e o sócio-fundador da Editora Bei, Tomás Alvim.
Juliana Vosnika destacou que o livro é uma forma de ampliar o acesso ao acervo do MON, “Além de um salto quantitativo no seu acervo, o MON alterou e expandiu o marco referencial, demonstrando amadurecimento como instituição museológica. Entendemos\ então que era hora de registrar esta conquista e compartilhar com o público diferentes momentos da construção de sua coleção permanente. Assim nasceu a ideia desta publicação”, disse na ocasião.
Nicole Bek