Karla Wennek é especialista em unhas tradicionais, instrutora de cursos, e encoraja mulheres a viverem desta profissão. Ela começou a sua carreira aos 12 anos quando já cobrava para fazer unhas das mulheres de sua família.
Ela sempre esteve interessada na área da beleza, mas não achava que trabalhar com unhas era uma profissão, por isso foi em busca de fazer um curso superior. Para ajudar a se manter, ela continuou trabalhando como manicure. Após se formar em licenciatura de artes ela se viu infeliz, e decidiu investir na sua verdadeira paixão, as unhas. Não foi uma trajetória fácil, Wennek enfrentou obstáculos na sua vida pessoal que muitas vezes lhe fez deixar sua profissão de lado.
Conciliar o seu trabalho com a maternidade foi um grande desafio que precisou enfrentar. “Eu fiquei durante um ano e meio sem saber se eu voltava ou não com as unhas. Eu estava bem triste porque eu tinha feito o meu espaço dentro da minha casa para atendimento, e não conseguia conciliar as coisas. O primeiro ano de uma criança é muito difícil para uma mãe. Foi uma dificuldade imensa quando eu decidi voltar meio período”, conta.
Com o seu retorno, Karla Wennek ficou com a agenda lotada, passando a não dar conta de todas as suas clientes. Sua virada de chave foi quando começaram a lhe pedir para dar cursos online. Hoje ela formou várias alunas de forma online e presencial, na cidade do Turvo, na Região Centro Sul do Paraná, ensinando as técnicas que usa no seu trabalho. Além disso, ela incentiva as mulheres a não desistirem dos seus sonhos. “É possível atender com criança em casa, conciliar maternidade e profissão, porque eu consegui fazer isso, é complicado às vezes, mas ok, tudo no seu tempo”, diz ela.
A profissional descobriu que apesar de não se identificar com a sua graduação, voltada para a educação, ela percebeu que fazer unhas é um tipo de arte, e que no fim, ela gostade ensinar mulheres a transformarem suas vidas. “Eu queria mesmo transformar a vida de mulheres. Quando eu comecei a fazer arte eu sentia a necessidade de transformação, eu queria transformar a vida das pessoas, só que eu não sabia que seria de mulheres, por isso que é bom a gente esperar o tempo certo da vida da gente para nos conhecermos o que queremos mesmo”, declara ela.
Seu trabalho vai além da beleza das unhas, a especialista busca encorajar mulheres que sofrem em relacionamentos abusivos por não terem suporte financeiro, ou que vivem infeliz com seu trabalho, e tem medo de começar a fazer o que gosta, ou mães que desejem trabalhar e querem ficar perto dos seus filhos. “Eu encorajo elas a viverem de unhas, a verem que realmente dá dinheiro, é só saber administrar, trabalhar e ter comunicação com as pessoas”, finaliza ela.
Conheça um pouco mais sobre seu trabalho em @unhas_karlawennek