O Governo Lula segue pressionando a Vale para tentar articular e colocar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega no comando da presidência na empresa. Na última quarta-feira (24), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, fez um telefonema para conselheiros da mineradora para tentar defender o indicado de Lula para a presidência da companhia pelo comitê de acionistas.
Ainda não há nada definido, mas o grupo deve se reunir na próxima terça-feira (30), para deliberar sobre a sucessão no comando da mineradora. As informações foram reveladas pelo jornal O Globo e confirmadas também pelo Estadão com um conselheiro. Até o momento, Alexandre Silveira não se manifestou sobre o divulgado. E, segundo auxiliares de Lula, o presidente deseja que Mantega tenha um papel de destaque no comando da empresa.
A informação de que Guido Mantega telefonou para conselheiros da Vale alterou os preços das ações da mineradora na Bolsa de Valores, na quarta-feira (30). Após uma alta de 1,77%, as ações da Vale reduziram o ritmo no pregão e fecharam com alta de 1,01%. A diminuição coincidiu com a notícia divulgada sobre as investidas do ministro de Minas e Energia.






