Dois projetos de moda assinados por brasileiros foram premiados em um dos maiores festivais de criatividade do mundo, o evento Cannes Lion. Entre os premiados, o projeto “Respeita meu Capelo”, idealizado pela Vult com participação da Gucci e da Dendezeiro, conquistou um Leão de Prata no Cannes Lions, e ganhou bronze na categoria Brand Exp & Activation, teve como ação a criação dequatro modelos de capelos. Pensados e idealizados na variedade de cabelos como black, , afro, cacheadoe os adeptos ao turbante, um dos produtos desenvolvidos pelo projeto foram os tradicionais chapéus usados em formaturas.
Já o outro projeto premiado foi a iniciativa “Bolsa antirracista” desenvolvida pela agência Grey para a Universidade Zumbi dos Palmares. Esse projeto ganhou um Leão de Prata em Luxury & Lifestyle, uma nova categoria estreada este ano no festival. Assinado pelos estilistas Naya Violeta e Felipe Borges, o projeto surgiu devido a realidade de mulheres negras terem constantemente suas bolsas revistadas por seguranças em lojas e shoppings.
A iniciativa, pensando nessas situações de constrangimento e racismo, desenvolveu a ideia de bolsa anti-racista que é uma peça com QR code facilitando a realização da denúncia da Lei 14.532/2023, que prevê 2 a 5 anos de prisão e multa para quem cometer crimes de racismo ou injúria racial.






