O papel da bancada do agronegócio no Congresso Nacional, liderada pelo deputado Pedro Lupion (PP-PR), deverá voltar a ser novamente vital para esforços da oposição em pautas que não são ligadas diretamente ao setor. As votações e a obstrução paralisadas no poder Legislativo em 2023, demonstraram o poder e influência da bancada nas questões centrais em Brasília.
A bancada do agro passou a se posicionar também em pautas de educação, aborto, drogas e segurança pública. Os discursos que marcaram o retorno dos trabalhos do Legislativo deram uma prévia de como será o tom e como o Congresso se comportará ao longo do segundo ano de mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Já houve reações dos presidentes da Câmara e do Senado contra as interferências de Lula em alguns assuntos.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), reafirmou que as regras orçamentárias não são de autoria exclusiva do Executivo, a fala se deu após o mesmo criticar os vetos relacionados ao pagamento de emendas parlamentares e a edição de uma medida provisória para reoperar a folha de pagamento de 17 setores da economia, depois da aprovação da desoneração no Congresso.