Em uma sociedade em que a tecnologia avança constantemente, o rádio e a televisão têm potencial para produzir conteúdo de alta qualidade. Esse foi assunto abordado pelo comunicador e empresário Shimon durante uma conversa no Maite Brusman e Você. No bate-papo, Shimon expressou preocupação com o futuro do rádio especificamente naqueles em que não há investimento em programação de qualidade. Porém não é somente isso, tem a questão do investimento em tecnologia. Ele enfatizou que “com o advento dos chips 5G, que podem fornecer acesso à internet em qualquer lugar, as rádios precisarão se adaptar à nova realidade. Isso significa que as rádios não serão mais transmitidas pelas ‘ondas aéreas’, mas sim pela internet”, disse.
Ainda segundo o entrevistado, aquelas empresas com maior qualidade na programação e investimento em pessoas terão uma presença mais marcante devido ao avanço da internet.
“À medida que a transmissão avança, as emissoras que estão equipadas para isso vão alterando sua programação para se adequar ao novo meio de entretenimento”, ressaltou.
Um exemplo dado é a própria Rede Globo que têm as suas mídias integradas por meio de sua plataforma GloboPlay, permitindo que o público assista aos programas que quiser na hora que quiser. Dentro disso ele reafirmou que “ a convergência de rádio, televisão e internet em uma única plataforma revolucionou a forma como consumimos conteúdo de mídia”.
O entrevistado destacou a importância de se levar em consideração as distintas circunstâncias que o rádio apresenta ao produzir conteúdo 24 horas. Normalmente, após a veiculação da Voz do Brasil, as emissoras de rádio não recebem anúncios adicionais e, na melhor das hipóteses, podem receber apenas anúncios complementares de publicidade. Consequentemente, isso pode afetar negativamente a qualidade geral da programação.
Quando indagado pela Maite se os profissionais da comunicação estão preparados, Shimon considera que sim. “É de conhecimento comum entre os profissionais que há uma demanda crescente por conteúdo no mercado. No entanto, o foco não é apenas na quantidade, mas na qualidade. A necessidade é gerar conteúdos que cative e sejam aplicáveis ao público-alvo. Para atender a esse requisito, os profissionais estão ajustando seus métodos e equipamentos para criar conteúdo visualmente estimulante que agregue valor significativo ao espectador ou leitor”.
Shimon pondera, porém, que a transição para conteúdos de qualidade não é exclusividade dos profissionais, pois amadores e entusiastas estão reconhecendo a importância de produzir conteúdo poderoso que pode se conectar com seus espectadores. O mundo online forneceu uma plataforma para vários artistas e palestrantes alcançarem o público em larga escala e reunirem seguidores substanciais. Por meio da internet, esses criadores deixam de ser limitados pelas emissoras convencionais e têm a oportunidade de gerar receita com anúncios em seus conteúdos.
Finalizando a sua participação no Maite Brusman e Você, Shimon falou sobre a Mazal 360, um negócio que ele criou para pessoas que buscam monetizar seu conteúdo, como os podcasters por exemplo. A empresa atua como produtora focada na criação de diversos tipos de conteúdo, ao mesmo tempo em que oferece os recursos essenciais, suporte e orientação necessários para manter e desenvolver a empresa.
Luís Gustavo Oliveira