O coletivo Mães Pretas é um projeto que que promove a aproximação e fortalecimento da identidade entre mães e crianças pretas em Curitiba. A cidade é a capital mais negra do sul do país com mais de 20% da população.
Seu foco é proporcionar um ambiente onde mães e crianças negras possam compartilhar experiências, histórias e aprender mais sobre suas raízes culturais. A iniciativa não apenas valoriza a construção de identidades positivas, mas também promove a união entre as famílias.
A ideia foi concretizada em setembro deste ano. No dia 15 de outubro aconteceu o primeiro encontro e contou com a colaboração de projetos e pessoas envolvidas na visibilidade da comunidade negra.
Em suas redes sociais o coletivo curitibano informou que: “Tivemos momentos de trocas, desabafos e fortalecimentos. Nossas crianças se conheceram e fizeram muitas atividades juntas!” Do evento de domingo.
“A maternidade é uma jornada bonita e muito desafiadora. As mulheres quando se tornam mães, precisam lidar com questões psicológicas, financeiras, educacionais… são muitos “pratos” para equilibrar ao mesmo tempo”, foi a frase de início do projeto.
Na capital paranaense diversos projetos envolvendo a população negra e outras comunidades que não são visibilizadas estão surgindo nos últimos anos, como o Empretecendo Curitiba, Coletivo Comunica Black e outros.
Enrique Galvão