No próximo dia 22 de julho, dezenas de cidades paranaenses participarão da segunda edição da Caminhada do Meio-Dia, um dos eventos emblemáticos da Campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio. A data foi escolhida como Dia Estadual de Combate ao Feminicídio em referência à advogada Tatiane Spitzner, vítima de feminicídio em 2018, e reúne esforços de diversas entidades e líderes políticos para conscientizar e mobilizar a sociedade contra a violência de gênero.
A iniciativa foi discutida em uma reunião da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa do Paraná, com a presença da deputada federal licenciada e Secretária Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. Durante o encontro, destacou-se a importância da caminhada como um ato silencioso em memória das vítimas e em solidariedade aos seus familiares, além de um apelo pela vida das mulheres.
A data, instituída pela Lei 19.873/2019 de autoria da deputada Cristina Silvestri, é marcada por uma série de atividades coordenadas, visando unificar esforços para interromper o ciclo de violência doméstica e prevenir novos casos de feminicídio. A caminhada no Centro de Curitiba partirá da Praça Santos Andrade às 12h, percorrendo a Rua XV de Novembro em direção à Praça Osório, com concentração a partir das 11h30.
Bruna Campestre