No último dia dos jogos de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana, os clubes brasileiros conseguiram bons resultados, o Cruzeiro venceu o Libertad do Paraguai fora de casa por 2 x 0 e o Athletico Paranaense conseguiu a vitória por 1 x 0 dentro da Arena da Baixada sobre o Racing da Argentina.
Os gols do clube mineiro foram marcados pelo Kaio Jorge e pelo Lautaro Díaz, ambos no primeiro tempo. Mesmo com a equipe paraguaia tendo a maior posse de bola, as ações foram completamente dominadas pelo Cruzeiro com o dobro de chutes.
Na baixada, a disputa foi equilibrada, com posse de bola superior do clube de Avellaneda, mas com 14 finalizações do rubro-negro contra 13 do Racing. O gol foi marcado pela joia athleticana João Cruz, jogador que tem multa de R$ 340 milhões.
Os outros duelos da fase foram entre Fortaleza e Corinthians, com vitória do paulista por 2 x 0 e Lanús da Argentina e Independente Medellín da Colômbia, com empate sem gols.
Os jogos da volta acontecem na próxima semana, entre terça e quinta-feira (26), valendo as vagas na semifinal, com chances de ter mais um duelo brasileiro.
O título pode ser inédito para o Corinthians, Fortaleza, Cruzeiro, Independiente Medellín, Racing e Libertad, já o Athletico pode se tornar o primeiro tricampeão do torneio.
Henrique Mourão