Nascida e criada no interior da Paraíba, na cidade de Esperança, Assirlene Xavier é filha de funcionários públicos, seu pai escrivão de polícia e sua mãe auxiliar de serviços gerais. Teve uma infância muito tranquila com mais três irmãos. Desde muito nova, ela já possuía um grande interesse por seus estudos, então sempre foi muito dedicada aos seus anos de escola.
Por ser muito tímida e retraída, Assirlene acabou desenvolvendo um certo interesse pelas relações pessoais e também pelo comportamento humano. Percebendo seu interesse pela área, sua mãe lhe presenteou, aos seus 15 anos de idade, com sua primeira coleção de livros de psicologia.
Percebendo as mudanças dos relacionamentos interpessoais, as mudanças de patologias recorrentes como ansiedade e depressão e também transtornos comportamentais decorrentes dessa nova configuração do ser humano, surgiu a motivação de Assirlene para sua especialização. Focada em auxiliar pessoas com suas questões de interações pessoais e seus desafios emocionais, ela se especializou na área de relacionamentos.
Durante sua jornada profissional Assirlene, foi despertando um desejo de escrever um livro relacionado ao comportamento dos adolescentes. Ela aponta que se tratando de desenvolvimento humano, o período da adolescência é o que mais apresenta desafios e problemas de conduta e agressividade. Pensando nesse sentido e com o intuito de contribuir não só no contexto familiar mas também no contexto escolar, ela escreveu o livro Problemas de Conduta e Agressividade no Contexto Escolar, como resultado de sua tese de doutorado.
O seu segundo livro surgiu da necessidade de contribuição para mulheres. Segundo Assirlene, as mulheres acabaram acumulando funções, responsabilidades e cobranças ao longo de sua caminhada, o que acabou adoecendo suas emoções com o passar do tempo.
Por isso desenvolveu um livro que levanta questões que auxiliam mulheres com o emocional fragilizado a se fortalecerem emocionalmente.
Assirlene conta que as mulheres que tiveram acesso ao livro e colocaram em prática os 6 ensinamentos presentes no “Mulheres emocionalmente fortes”, tiveram um retorno muito positivo, foi então que surgiu a ideia do curso “Reescrevendo sua história: o guia da mulher emocionalmente forte”. No curso, além dos ensinamentos colocados de maneira mais prática, ele ainda dá o auxílio para aquelas mulheres que saíram de relacionamentos traumáticos.
O principal objetivo de Assirlene dentro da sua profissão é contribuir com a sociedade, efetivamente, “para que se criem mais relacionamentos saudáveis com mais amor, principalmente comunicação afetiva e equilíbrio relacionado às suas próprias emoções em âmbito familiar e principalmente em relação com as mulheres”. Segundo ela, o foco nas mulheres surge, “porque apesar de todos os ganhos por causa da emaciapação feminina ao longo dos anos, somos o sexo que mais se fragiliza nesse processo. Porque se essas mulheres não estiverem fortalecidas emocionalmente falando, acabam tomando decisões ruins em todos os sentidos”. Assirlene aponta que as nossas emoções precisam ser tratadas e cuidadas com um olhar diferenciado por um profissional.
Para Assirlene fazer terapia auxilia no equilíbrio de todos os setores da vida e é de suma importância para contribuir com o bem estar e com o psico-social das pessoas. Além de contribuir nos relacionamentos interpessoais e na saúde mental de modo geral. “Alguém que se beneficia com a psicoterapia, não beneficia apenas a si mesmo, como também beneficia todos que o cercam e consequentemente as relações afetivas e familiares”.
A mensagem que a Dra. Assirlene Xavier destaca, é que para sermos felizes precisamos de bem pouco. Basta apenas olharmos para tudo o que conquistamos até o presente momento e para as pessoas que amamos. Além de fazer terapia, “se apaixonar por sua missão, fazer uma coisa nova a cada dia e dedicar-se às pessoas que ama. Aprender com os erros e seguir mesmo assim, tentando acertar na próxima vez, é isso vai te transformar em uma pessoa melhor e mais forte para enfrentar seus desafios”.
Hoje, Assirlene Xavier reside em Campina Grande na Paraíba e faz atendimentos clínicos também de maneira on-line. Além de ser idealizadora e mentora de seu projeto “Reescrevendo sua história: o guia da mulher emocionalmente forte”. Ela é mãe de 3 e avó de 4 netos e deseja a todos os leitores “todo o amor do mundo”. Para conhecer mais sobre a jornada e o trabalho de Assirlene acesse seu perfil no Instagram @assirlenexavierpsi.