Na noite desta segunda-feira (24) a Assembleia Legislativa do Paraná realizou uma sessão solene para celebrar a contribuição de nordestinos e seus descendentes na história e no desenvolvimento do estado. O responsável e que trouxe a homenagem para a casa foi o Delegado Tito Barichello (União), que havia chegado a anunciar que a homenagem em seu Instagram convocando pessoas que desejassem ser homenageadas.
O deputado destacou os empresários que escolheram o Paraná como seu lar, relembrando também os nordestinos tiveram papel fundamental na construção econômica e social do estado e citou a lei de sua autoria que instituiu o Dia da Comunidade Nordestina, celebrado em 8 de outubro.
Um vídeo foi exibido no inicio da cerimônia, nele foi mostrado a influência cultural nordestina no Paraná, incluindo o forró, o baião e as festas juninas. A vereadora Delegada Tathiana (União) ressaltou que Curitiba tem cerca de 29 mil moradores nordestinos e lembrou a concessão do título de Cidadania Honorária ao comerciante potiguar Roberto Carlos de Carvalho Paiva, conhecido como “Robertinho”.
Assim como Robertinho, Roman Quais Santos, procurador do Estado e representante da OAB/PR, que deixou Salvador há 13 anos para assumir concurso público em Curitiba. Ele destacou os desafios da mudança e o acolhimento dos paranaenses.
O deputado Barichello encerrou a sessão reforçando a importância de acolher migrantes que chegam ao estado em busca de novas oportunidades. Também receberam homenagens os empresários Francisco Jefferson Batista de Paiva, Paulo Robson Pinto da Silva, Silvaneide Gregório da Silva e a advogada Lara Regina Cavalcante de Paiva.





