Os Trapalhões foi um programa marcante dos anos 70 e é até hoje considerado um dos melhores programas de humor da TV Brasileira. Neste ano, chegou aos cinemas brasileiros o filme que conta a história do ator Antônio Carlos Bernardes Gomes, que interpretou o personagem Mussum na série.
Intitulado Mussum, O Filmis, o longa traz o ator Aílton Graça no papel de Mussum. Em entrevista para a Revista Veja, Aílton conta que ele, junto dos produtores, tiveram algumas dificuldades com o roteiro, pois tiveram que recriar todas as piadas, já que o humor original presente em Os Trapalhões, continha um tom pejorativo em relação a algumas pautas sociais.
O ator Aílton Graça abordou também a questão racial e os estereótipos criados ao redor do tema. Ele afirma que Mussum abriu muitas portas para atores negros, porém o estereótipo criado em cima da sua figura é perpetuado até hoje, já que muitos ainda acreditam que Mussum era alcoólatra e faleceu por doenças relacionadas ao abuso dessa substancia, o que não é verdade. Segundo Aílton o racismo criou uma imagem estereotipada do homem negro como bêbedo e subalterno.