Nem bem terminou a colheita da segunda safra de verduras do projeto Terraço Verde Mais, os acolhidos de uma unidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH) já iniciaram um novo plantio. A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), em um antigo prédio localizado entre os bairros Centro e Mercês, em Curitiba.
Os canteiros que estavam vazios receberam novas sementes, trazendo mais cores e variedades para o espaço. Além de alface, escarola e temperos usados nas refeições da unidade nos últimos meses, agora os moradores também cultivam suculentas e pimenta biquinho.

A atividade faz parte do plano terapêutico oferecido aos acolhidos, que enfrentam a dependência química. Atualmente, cerca de 80 pessoas ocupam as 100 vagas disponíveis na unidade. Seis moradores participaram do plantio, todos de forma voluntária.
Segundo a gerente de Cuidado e Reinserção Social do Departamento de Política sobre Drogas da SMDH, Maria Amélia Natel Kugler Mendes, a proposta é que o aprendizado possa gerar oportunidades futuras. “A ideia é que essa aprendizagem sirva também como uma possibilidade profissional e de renda”, destacou.
Os acolhidos contam com o apoio voluntário de André Gouveia, ex-morador e atual funcionário da unidade. Agricultor urbano e apicultor, ele afirma que o projeto teve papel fundamental em sua vida. “Isso aqui revitalizou a minha vida”, afirmou.
O Espaço Verde Mais também possui diferenciais, como vasos de flores, captação de água da chuva para limpeza e rega, composteira para produção de adubo natural e um espaço com bancos e palco para apresentações culturais.






