A Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran) instalou semáforos inteligentes no cruzamento das ruas Izaac Ferreira da Cruz, Sertaneja e João Socha, no bairro Curitiba. A mudança busca melhorar a segurança e a fluidez do trânsito, principalmente nos horários de pico. O modelo é semelhante ao que já funciona em 44 vias da cidade. Em 2025, foram investidos cerca de R$ 12 milhões nesse tipo de tecnologia.
A região tem grande movimento por causa de escolas, comércios, academias e condomínios. Por isso, a Setran optou por instalar o sistema com câmeras e inteligência artificial, capaz de ajustar automaticamente o tempo dos sinais conforme o fluxo de veículos e pedestres. O cruzamento também recebeu melhorias de acessibilidade e novos semáforos para pedestres, com investimento de mais de R$ 223 mil.
A diretora Sandra Dudek, da Escola Energia, que fica na esquina do cruzamento e atende quase 400 alunos, conta que o trânsito era complicado no local. Segundo ela, o movimento intenso de veículos gerava preocupação, principalmente nos horários de entrada e saída dos estudantes.
O superintendente de Trânsito de Curitiba, Gustavo Garrett, explica que o cruzamento era considerado um ponto crítico no Sítio Cercado devido ao alto fluxo de veículos. Com o novo sistema, a expectativa é reduzir filas e tornar o trânsito mais organizado.
O sistema adaptativo semafórico, conhecido como semáforo inteligente, usa sensores, câmeras e algoritmos de inteligência artificial para ajustar o tempo de abertura e fechamento dos sinais em tempo real. “Com esse sistema novo integrado com Inteligência Artificial o trânsito ficou mais seguro para todo mundo. Melhorou para os pedestres que tinham que esperar muito para atravessar a rua e para os motoristas, já que com esse sistema o tempo de espera ficou mais curto”, afirmou o autônomo Marcos Godoes, que trabalha com entregas na região do Sítio Cercado.






