
Foto: Cooperativa de orgânicos/José Fernando Ogura/AEN
No norte do Paraná, oito produtores, quatro indígenas da Comunidade Indígena Pinhalzinho e quatro agricultores do Grupo de Produtores Orgânicos de Tomazina, receberam suas Declarações de Cadastro para Produtores Orgânicos vinculados às Organizações de Controle Social (OCS), em Santo Antônio da Platina.
Essa certificação é uma das maneiras de garantir a qualidade orgânicas dos produtos e com ela é permitido a venda em feiras livres e diretamente aos consumidores, as outras maneiras de garantir a qualidade são os sistemas participativos de garantia e o controle social para a venda direta.
O evento aconteceu durante um Encontro Regional de Agricultura Orgânica promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), o encontro discutiu o mercado regional de produtos orgânicos e técnicas de cultivo de vegetais e frutas.
O Paraná é o estado brasileiro com maior número de produtores orgânicos, 3708, conforme dados disponibilizados pelo Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos (CNPO).
Enrique Galvão













