
Gislaine Fernandes de Oliveira Mascarenhas Aureliano, ou simplesmente Prof. Gi, como prefere ser chamada, é uma mulher que não se contenta com pouco. Ela é Oficiala de Justiça, Professora Universitária e Digital Influencer no Instagram, além de mãe de dois filhos e esposa.
Prof. Gi nasceu e cresceu em uma família humilde, que sempre valorizou o estudo e a educação. Estudou a vida toda em escola e faculdade pública. Formou-se em Direito em 2002 e logo em seguida passou no concurso público para Oficiala de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). “Passei no primeiro exame da OAB, porém não exerço em decorrência de ser funcionária pública do TJPR; fui aprovada no concurso público ainda no 5º ano da faculdade”, conta.
Ela escolheu essa profissão por conta da sua formação acadêmica e também porque gostaria de ser funcionária pública e ao mesmo tempo transmitir conhecimento às pessoas. Casada há 21 anos, tem dois filhos, um que já cursa o ensino superior, e outro que está concluindo o ensino médio, e já foi aprovado no vestibular. “Prezo muito pelo estudo e pela educação brasileira; sou incentivadora do estudo contínuo porque acredito que salva vidas”, afirma.
Como Oficiala de Justiça, Prof. Gi trabalha todos os dias, sem horário para chegar e nem sair, já que é o “longa manus” do Juiz, ou seja, a pessoa que executa as determinações judiciais. Ela realiza diversas diligências, como afastamento de pessoas que agridem as mulheres, nos casos de Lei Maria da Penha; buscas e apreensões de veículos por falta de pagamento; despejo; reintegração de posse quando há invasão de terceiros; penhora, avaliação de bens; citações e intimações; constatações em ambientes que envolvem crianças e adolescentes; fechamento de empresas em situações de falência; dentre outras várias diligências.
A profissional explica que sua profissão é essencial para garantir a efetividade da justiça e a proteção dos direitos das partes envolvidas nos processos judiciais. Ela enxerga a sua função como um aprendizado diário, que busca lidar com sabedoria. “Ter um jogo de cintura e acolher os problemas de forma a solucioná-los”, afirma..
Além de ser Oficiala de Justiça, Gislaine também é Professora Universitária desde 2006. Ela leciona em faculdades e universidades, já tendo atuado em cursos como direito, administração de empresas, ciências contábeis, pedagogia e enfermagem.
Prof. Gi não se limita ao mundo offline. Ela também é uma influenciadora digital no Instagram, onde possui duas contas: @casadaprofgi e @dicasprofgi. Na primeira, ela desenvolve um trabalho voltado às empresas regionais e nacionais, como demonstração dos produtos, ofertas e novidades, além de diversas publicações sobre o seu dia-a-dia. Na segunda conta (@dicasprofgi), ela divulga notícias jurídicas de grande repercussão, principalmente na área criminal, dando dicas de estudo para concurso público, exame da OAB e algumas novidades legislativas na mesma área.
Apesar das várias funções que exerce, ela destaca que o ‘ser mulher’ é a sua principal faceta, pois tem o poder de realizar várias atividades, de maneira solícita, buscando sempre as melhores soluções. “Acredito que o segredo é saber se impor de forma educada e demonstrar que está aberta para sugestões e praticá-las”, declara.






