Tais Silva é fotógrafa feminina e busca com seu trabalho fazer muito mais do que registros de mulheres. Sua história com a fotografia começou após ela se formar em educação física e não se sentir feliz com a sua escolha. Foi com o apoio do seu irmão que ela decidiu então investir na fotografia.
“Infelizmente não tenho muitos registros fotográficos da minha infância, era uma época bem difícil. Esse sempre foi um assunto delicado para mim, pois não tenho fotos da minha mãe gestante, fotos minhas quando era bebê. Acredito que no início escolhi a fotografia para dar a outras pessoas uma oportunidade que não tive, de registrar momentos especiais para sempre”, explica a fotógrafa.
Para começar na nova carreira, Taís se dedicou a fazer cursos específicos, participar de congressos, consumir muitos conteúdos no Youtube, além de praticar com familiares e amigos próximos. No início seu nicho de atuação era em ensaios diversos, cobertura de festas e eventos.
Com o início da pandemia, e os eventos sendo cancelados sem previsão de retorno, a fotógrafa viveu momentos de incerteza e muitas dúvidas. Era preciso pensar em um novo caminho. “Foi um momento muito difícil para mim, as expectativas que eu tinha eram altas e eu não tinha um plano B”, lembra.
Apesar de se sentir sem uma direção em sua carreira, a profissional recebeu o suporte que precisava das pessoas mais importantes de sua vida. “Conversei muito com meu marido e recebi dele um apoio incondicional, para que eu pudesse me recompor e encontrar um novo caminho dentro da fotografia. Ele sabia que era isso que eu amava fazer, acreditava em mim e me dizia que eu só precisava encontrar uma nova forma de fotografar. Eu sou muito grata a ele por isso, além de ser grata aos meus pais, que apesar de por muitas vezes não acreditarem, nunca deixaram de me apoiar.”, conta ela.
Após um tempo, ainda em busca de uma nova direção na fotografia, em 2021, depois de rever amigos e familiares, Tais decidiu que iria abraçar a fotografia feminina. “Foi assim que nasceu a Tais Silva – Fotografia Feminina, com um serviço humanizado que contribui para o crescimento e florescimento de uma imagem profissional”, declara.
Hoje ela se define como uma mulher feliz e realizada. “Sinto que encontrei o meu caminho, que estou empoderando mulheres que não sabiam o quão poderosas eram. Recebo inúmeros feedbacks positivos do meu trabalho e do resultado que entrego através das fotos. Amo conversar com cada cliente, entender como funciona o seu trabalho e como posso ajudar a trazer ainda mais sucesso”. A fotógrafa ressalta o quão desafiador e cansativo é, para uma mulher empreender em uma sociedade machista que favorece aos homens, “todos os momentos estamos nos provando e afirmando nossa posição. Não podemos desistir, precisamos seguir sendo fortes e corajosas”, afirma.
A empreendedora compartilha sobre o seu trabalho no perfil do Instagram, um espaço totalmente dedicado às mulheres. Seu objetivo é agregar cada vez mais parcerias aos serviços e ser de fato um ponto de mudança na vida das mulheres empreendedoras.