Foz do Iguaçu agora tem mais um ponto turísticos para os amantes da cidade do Oeste Paranaense! Nesta quinta-feira (13) foi inaugurado o AquaFoz, oficialmente um dos maiores aquários da América do Sul, com milhares de animais aquáticos de centenas de espécies, reforçando o turismo da região.
Com uma estrutura equivalente a um prédio de 20 andares, o AquaFoz já está sendo uma grande atração desde sua inauguração. O governador do estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior esteve presente na inauguração. Para a imprensa ele falou sobre esse empreendimento. “É um motivo de muita alegria, porque Foz vive um momento fantástico no turismo (…) esse aquário, inspirado no do Rio de Janeiro e seguindo padrões internacionais, chega como mais um importante atrativo turístico”, afirmou. Ele também lembrou que o aquário ajuda a gerar emprego e renda na cidade. “Mas, acima de tudo, o AquaFoz representa geração de emprego e renda (…) faz com que o turista permaneça mais tempo na cidade”, comentou.
O secretário das cidades Guto Silva também esteve presente. Junto deles estavam o secretário do Turismo, Leonaldo Paranhos, e o prefeito Joaquim Silva e Luna.
O empreendimento é do Grupo Cataratas, responsável por outros atrativos de turismo sustentável, como o Marco das Três Fronteiras. O CEO da empresa, Pablo Morbis, ressaltou que o aquário também tem papel educativo e ambiental. “Ele nasce como um centro de conservação com portas abertas para a academia (…) é essa mensagem que queremos transmitir”, disse.

Sobre o aquário
Sua construção exigiu uma alta complexidade técnica. Um exemplo disso são os tanques, que chegam a ter até 6 metros de altura, além dos reservatórios com mais de 1,2 milhões de litros de água doce, salgada e de reuso.
O AquaFoz abriga cerca de 300 espécies e aproximadamente 10 mil animais, incluindo o surubim-do-Iguaçu, que está criticamente ameaçado. Também há tubarões, raias e o dourado, que virou mascote do projeto.






