No próximo final de semana, o principal local da igreja católica realizará a cerimônia de canonização de Elena Guerra, conhecida como a ‘Apóstola do Espírito Santo’, que viveu na Itália entre 1835 e 1914.
Um dos milagres atribuídos à beata e que foi determinante para seu processo de canonização aconteceu no Brasil, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. O Papa Francisco reconheceu oficialmente o milagre em abril de 2024, após uma longa investigação conduzida pelo Vaticano.
O milagre ocorreu em 2010, quando um enfermeiro brasileiro de Minas Gerais, aposentado de 49 anos, sofreu um grave traumatismo craniano ao cair de uma árvore de 6 metros de altura
Com suspeita de morte encefálica e desenganado pelos médicos, o homem surpreendentemente se recuperou sem sequelas e sem explicação médica. A família, que já tinha uma forte devoção à igreja católica, atribuiu a cura à intercessão dela, o que deu início ao processo de reconhecimento do milagre.
Após o decreto papal, Elena Guerra será oficialmente canonizada, tornando-se santa. A cerimônia solene no Vaticano vai consolidar seu lugar entre os santos da Igreja Católica, reconhecendo sua dedicação espiritual e sua influência por meio de milagres, incluindo o extraordinário caso de Uberlândia.
A canonização de Elena Guerra não só reforça sua importância religiosa, mas também fortalece o vínculo de fé que une devotos de diferentes partes do mundo, especialmente no Brasil, onde o milagre foi testemunhado.
Foto: Reprodução
Enrique Galvão