A Controladoria do Legislativo (Conlegis) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) avaliou 155 processos internos no primeiro semestre de 2024. As auditorias incluíram a revisão de aquisições, pregões eletrônicos, pagamentos e fichas funcionais. A Conlegis também contribuiu para a criação do novo Programa de Integridade e Conformidade da CMC, que estabelece um fluxo ágil para responder a denúncias e promover a transparência.
Criada pela lei municipal 12.089/2006, a Conlegis atua no assessoramento da administração da Câmara, especialmente nas áreas de licitações e recursos humanos. A atual controladora, Margarete Zimmermann Nakano, que possui vasta experiência em contabilidade e administração tributária, lidera a equipe de cinco servidores.
A partir de 2025, novas regras serão implementadas para a eleição da Controladoria do Legislativo. A mudança amplia o número de servidores elegíveis para o cargo, permitindo a participação de qualquer servidor efetivo com formação superior relevante. Além disso, a eleição será baseada em uma lista tríplice, apresentada pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização à Comissão Executiva, que escolherá o novo gestor.
Essas alterações visam aumentar a transparência e a eficiência no processo de escolha da liderança da Controladoria, promovendo uma gestão mais participativa e bem fundamentada.