O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou Donald Trump pela vitória nas eleições norte-americanas, que garantiu seu retorno à presidência dos Estados Unidos. Trump venceu a candidata democrata Kamala Harris, atual vice-presidente, em uma disputa polarizada.
A mensagem de Lula destaca a democracia como voz do povo, e que ela deve ser respeitada de acordo com o que aconteceu nas urnas, além do futuro com paz e prosperidade.
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”.
A vitória de Trump representa uma volta ao cenário político que ele deixou há quatro anos, trazendo expectativas para um novo alinhamento nas políticas externas e relações comerciais entre os Estados Unidos e outros países, inclusive o Brasil.
Analistas acreditam que a postura de Trump em sua nova gestão poderá influenciar as políticas econômicas de Lula. A troca de saudações entre Lula e Trump simboliza o início de um diálogo que poderá estabelecer novas diretrizes para a parceria entre as duas nações nos próximos anos.
Países ao redor do mundo observam a vitória do republicano para identificar como será a relação de seu país com a atual maior potência do mundo. Principalmente os que estão em conflito, como Ucrânia, Rússia e Israel.
Ricardo Stuckert