Neste ano de 2022 a decifração dos hieróglifos completa 200 anos. Coube ao francês Jean-François Champollion a etapa final deste processo, uma vez que muitos outros estudiosos já tinham dado passos importantes no entendimento da língua. Assim, com a publicação da “Carta ao Sr. Dacier relativa aos hieróglifos fonéticos” por Champollion, em 1822, temos o início da Egiptologia, que está sendo comemorada em muitos lugares do mundo.
Com o objetivo em não deixar a data passar batido, o Espaço de Arte Francis Bacon e o Museu Egípcio Rosacruz realizarão a mostra temporária “O Egito dos Imperadores” em Curitiba.
Promovida pelo Museu de Arqueologia Ciro Flamarion Cardoso de Ponta Grossa e o Museu Egícpio e Rosacruz de Curitiba, a exposição trará ao público 30 peças entre esculturas e telas que serão divididas em duas partes: um acervo adquirido pelo imperador D. Pedro I e outra de peças do interesse de D. Pedro II.
As fotos expostas são mostradas de forma indireta, através de uma cortina, cuja a diafanidade representa a perda de parte desta coleção.
Serviço
Exposição O Egito dos Imperadores
Local: Espaço de Arte Francis Bacon – Ordem Rosacruz (AMORC)
Endereço: Rua Nicarágua, 2620 – Bacacheri – 82515-260 – Curitiba, Paraná. Entrada: Franca
Data: de 02 de novembro a 30 de dezembro de 2022.
Horário: de terça a sexta-feira das 13h30 às 17h. O Espaço não abre nos feriados.
Foto: Marco Antonio A. Ferreira/ Da Asessoria
Luís Gustavo Oliveira