Em meio ao impacto da pandemia da Covid-19 em março de 2020, as vendas de pequenas empresas despencaram. A executiva Jackie Reses, líder da Square Capital, unidade de empréstimos da gigante de pagamentos, agiu proativamente. Contatando o secretário do Tesouro dos EUA, Steve Mnuchin, ela argumentou que a Square, apesar de não ser um banco tradicional, poderia efetivamente distribuir bilhões de dólares em empréstimos do governo através do Programa de Proteção ao Pagamento (PPP).
Com a aprovação para fintechs, Reses desafiou sua equipe a criar um programa de empréstimo inovador em apenas três semanas, focado em automação. Mais de 100 funcionários se empenharam nessa missão, buscando salvar milhões de pequenas empresas. Audrey Kim, que liderava o setor de produtos na Square Capital, lembra o desafio: “Se digitássemos rápido o suficiente, essas empresas poderiam ser salvas.”
No auge dos seus 54 anos, hoje Jackie Reses aplica as lições aprendidas na Square para criar o Lead Bank, buscando auxiliar outras fintechs a se tornarem mais ágeis. Muitas dessas empresas, sem licença bancária, pagam taxas elevadas a bancos tradicionais por transações financeiras básicas. Reses, com sua vasta experiência, está determinada a remodelar esse cenário, oferecendo soluções financeiras mais acessíveis e eficientes.