Após ter feito a entrega dos documentos necessário em maio o Instituto Butantan conseguiu, no início do mês, a autorização por parte da Anvisa para fazer a aplicação da vacina CoronaVac contra a Covid-19 em crianças de 3 a 5 anos de idade. Para a avaliação desta nova indicação para o imunizante contra Covid-19, a Anvisa analisou e buscou todos os dados e informações disponíveis sobre a vacina e a sua aplicação nesse público infantil.
As análises documentais enviadas pelo Instituto Butantan se baseou em pesquisas e estudos realizados no Chile, país em que crianças nessa idade já recebem o imunizante contra a Covid-19. Munidos dessas informações que os diretores da Anvisa decidiram autorizar por unanimidade o uso da vacina nos pequenos.
No parecer, a diretora Meiruze Sousa Freitas que foi a relatora do processo, apontou alguns fatos que contribuíram para a aprovação da aplicação da CoronaVac. “Essa vacina atende aos critérios necessários de qualidade e segurança para o uso em crianças. Ainda que a eficácia seja limitada, os dados indicam que o uso da CoronaVac pode ajudar na prevenção de agravamento e óbitos por Covid-19”, disse.