Na semana do Natal, cinquenta estudantes de escolas técnicas agrícolas do Paraná chegaram ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, no dia 23, após passarem seis meses no Estados Unidos, participando do intercâmbio do programa Ganhando o Mundo Agrícola, do Governo do Estado.

As atividades realizadas no intercâmbio foram realizados no estado do Iowa, onde os alunos tiveram além das aulas em inglês, participaram também de visitas técnicas, workshops e atividades voltadas ao agronegócio, empreendedorismo e matemática.
Segundo o coordenador do programa, Marlon de Campos Mateus, o intercâmbio foi planejado especialmente para os estudantes paranaenses. Ele destaca que a experiência une formação acadêmica, cultural e linguística, e que mais 50 alunos embarcam em janeiro para a próxima edição.
Os jovens ficaram hospedados no campus da University of Northern Iowa, na cidade de Cedar Falls, onde contaram com suporte acadêmico e estrutura de segurança. Não foram somente as aulas da grande curricular que os alunos puderam aproveitar. Eles puderam também participar de clubes de estudo e atividades extracurriculares.
A escolha do estado do Iowa para sediar o intercâmbio não foi uma mera escolha, o Iowa é um dos principais polos do setor agropecuário dos Estados Unidos e o maior produtor de milho do país.
Sobre o programa
Criado em 2022, o Ganhando o Mundo é o maior programa de intercâmbio estudantil da rede pública da América do Sul. A iniciativa é voltada a estudantes de 15 a 18 anos e tem todas as despesas custeadas pelo Governo do Paraná.
Em 2026, o programa terá a maior edição já realizada, com dois mil estudantes enviados para países como Canadá, Irlanda, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. Ao todo, mais de 4.500 alunos já terão sido beneficiados pela iniciativa.






