Alessandra Azevedo, de 47 anos, se formou em Economia pela PUC-RJ e Consultoria de Imagem pela Escola de Imagem Cá Cavalcante. Com uma bagagem cheia de histórias, a carioca desperta em muitas pessoas a importância do autoconhecimento. Sua paixão pela economia fez com que a consultora trabalhasse por 20 anos com investimentos, tendo como oportunidade a administração da carteira de uma empresa de previdência, de aproximadamente 1 bilhão de reais. Estas duas décadas foram marcadas por muitos aprendizados, mas ainda havia outra vontade que pulsava no seu coração.
Desde pequena, Alessandra via com total admiração sua mãe, que É advogada, se arrumar para trabalhar. Sonhava, inúmeras vezes, em continuar a tradição herdada de sua avó: andar bem vestida, ter um trabalho que a permitisse ser financeiramente independente e não desanimar com os obstáculos da vida. Assim como sua mãe, sempre valorizou o autocuidado e se preocupou intuitivamente (ainda sem o conhecimento técnico) com o que vestia; e em como passar credibilidade e confiança com sua imagem.
Apesar de se arrumar para trabalhar, havia um grande problema: Alessandra comprava suas roupas seduzida pela beleza das peças, pelas novidades, pelos parcelamentos no cartão, mas nunca de forma planejada. Ela não tinha ideia do quanto de dinheiro mal gasto já havia passado pelo seu armário e resolveu mudar. Estudou, se especializou e começou a inspirar outras pessoas.
Quando começou a atuar como consultora de imagem e estilo, atendendo clientes, observando o comportamento de muitas mulheres e se especializando em métodos para compras inteligentes, a economista percebeu que a origem de muitos problemas que as mulheres têm em se vestir, montar looks e ter uma imagem que transmita seu valor está no momento da compra: nas escolhas que elas fazem, de forma aleatória, exclusivamente, movidas pela emoção. Em geral, antes de passar pela consultoria, elas têm um armário pouco aproveitado e continuam comprando sem saber como conectar as peças novas com o que já possuem. Isso gera o que Alessandra chama de “Síndrome do Armário Vazio” que, consequentemente, acarreta um círculo vicioso de compras frustradas ou mal aproveitadas.
Com isso, a consultora conclui que a razão é, primeiramente, falta de autoconhecimento. Em segundo lugar, está a falta de clareza sobre o que elas têm no armário atualmente – se faz sentido para elas, para o seu estilo de vida – e em como maximizar as opções de combinações usando o que já tem antes de comprar.
Unindo os conceitos de consciência financeira com imagem, no dia 11 de maio DE 2024, Alessandra foi convidada pela economista e educadora financeira Mariana Almeida Sá (perfil @poupadorainteligente) CEO de uma startup chilena para participar de um evento chamado “Dinheiro com Estilo – estratégias para metas e compras conscientes”, realizado na Draper House no Rio de Janeiro.
O evento reuniu alunos brasileiros de mentoria financeira da Mariana e convidados, para falar sobre “como construir metas e em como investir na imagem evitando compras por impulso”. O feedback dos participantes foi significativo, o que a fez ter certeza de que a união das suas duas paixões, economia e moda, faz total sentido.
Por isso, o objetivo da consultora é que homens e mulheres desenvolvam uma imagem que comunique o seu valor e, ao mesmo tempo, aprendam a comprar moda de forma inteligente, fazendo valer o seu dinheiro em cada compra e, quem sabe, até redirecionando recursos para metas pessoais e familiares. Conheça mais sobre o trabalho de Alessandra em @alessandradeaz .






