Nesta segunda-feira (3), a partir das 8h, o Plenarinho da Assembleia Legislativa recebe o Seminário Intermunicipal de Cultura, que vai debater o papel da Inteligência Artificial (IA) na criação e gestão das políticas públicas de cultura.
O evento é promovido pela Comissão de Cultura da Assembleia, presidida pelo deputado Nelson Justus (União), em parceria com o Fórum dos Gestores de Cultura do Paraná.
Segundo o deputado, o objetivo é discutir como a IA pode impactar a cultura e contribuir na formulação de políticas públicas, abordando temas como democracia cultural, ética, direitos autorais, economia criativa e patrimônio digital.
A programação inclui uma palestra da equipe de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e seis painéis temáticos, que vão tratar de assuntos como políticas públicas, transformações no trabalho, boas práticas no uso da IA e os desafios éticos e legais dessas novas ferramentas.
Entre os participantes confirmados estão Fernando Cordeiro (Rede Nacional de Gestores Municipais de Cultura), Leonardo Schenato Barroso (Consec/ConECta), Thayse Cancela Christo de Souza (Consec/CProfice), Renata Caroline Kroska (Quatro Barras), Fernanda Luiza Schweig Baú (Nova Santa Rosa) e Alberto Schramm Portugal (Ponta Grossa).
De acordo com Justus, o seminário busca estimular a criação de políticas culturais mais inovadoras e inclusivas, capazes de acompanhar os desafios da cultura na era digital.






