A Sociedade Socorro aos Necessitados, uma das instituições filantrópicas mais tradicionais de Curitiba, está celebrando seus 100 anos de história com o lançamento do livro “100 Anos da Socorro aos Necessitados (1921-2021)”. O texto, produzido pelo historiador e professor Mateus Sokolowski, oferece uma profunda reflexão sobre a trajetória da instituição, que, ao longo de um século, se destacou por seu trabalho em prol dos mais vulneráveis.
Com um doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mateus Sokolowski escreveu o livro a partir de uma pesquisa detalhada sobre a evolução da Sociedade, que começou suas atividades em 1921, no salão nobre da Associação Comercial de Curitiba. Ao longo de suas páginas, temos uma análise das transformações políticas, sociais e econômicas que impactaram toda a história da filantropia no Paraná e no Brasil e, em especial, do trabalho da Socorro aos Necessitados.
A obra explora desde a fundação da instituição até os desafios enfrentados recentemente, como foi o caso da pandemia de Covid-19, e provoca no leitor uma reflexão sobre o futuro da filantropia no Brasil. Ao narrar a história da Sociedade Socorro aos Necessitados, o livro revela como a entidade enfrentou as adversidades de cada época, inovando suas práticas assistenciais e se mantendo relevante no apoio às comunidades mais vulneráveis.
Um dos temas apresentados é o papel essencial da imprensa local e nacional na promoção das ações da entidade. Ao longo do século XX, os jornais foram fundamentais para divulgar as iniciativas da instituição e sensibilizar a sociedade sobre a importância do cuidado para com os mais necessitados.
Além disso, o livro destaca a participação de figuras políticas e sociais de relevo, que ao longo dos anos contribuíram para o fortalecimento da organização. Personalidades de diferentes áreas se uniram em torno da causa, fortalecendo o trabalho da instituição e promovendo a sua continuidade. Essa ampla colaboração evidencia a condição em que a Sociedade Socorro aos Necessitados possui de mobilização nos mais variados segmentos da sociedade em busca de um objetivo comum.
Outro ponto importante abordado no livro é a diversidade de crenças entre os membros e fundadores da Sociedade. A pluralidade religiosa foi e é uma característica marcante da instituição, que contou com a colaboração de católicos, protestantes, judeus, espíritas e até ateus. Em 1922, o então vice-presidente Francisco de Azevedo Macedo enfatizou essa união em uma plenária, destacando que a causa filantrópica sempre esteve acima das divergências filosóficas ou religiosas.
A publicação de “100 Anos da Socorro aos Necessitados (1921-2021)” não é apenas uma homenagem ao centenário da instituição, mas também uma reflexão sobre os valores que guiaram sua trajetória e os desafios que ainda virão. A obra busca sensibilizar o público para a importância do trabalho social e é um convite à ação.
O lançamento deste livro representa um marco importante para a filantropia no Paraná e no Brasil. 100 Anos da Socorro aos Necessitados (1921-2021) é leitura obrigatória para aqueles que se interessam pela história social e política do país, além de ser uma
contribuição significativa para os estudos sobre filantropia e caridade no contexto brasileiro. A obra estará disponível em e-book no Instagram @socorroaosnecessitados e em PDF em acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
Sobre James Macedo Neto, coordenador do projeto
O sr. James atua como conselheiro na Instituição há mais de 33 anos, passando por funções como de secretário e diretor da Instituição. Em 2023 ele recebeu o título de Presidente de Honra, por ser ao mesmo tempo bisneto de um dos fundadores da Socorro aos Necessitados, e ter se dedicado à instituição por muitos anos. Por este motivo, foi o primeiro conselheiro a receber tal honraria. Devido a sua profunda conexão e amor pela história do Socorro aos Necessitados, a Instituição agradece todo o seu carinho e dedicação em coordenar o projeto do livro e ser um grande organizador da obra.
Sobre o autor
Mateus Sokolowski, além de historiador, é professor em instituições de ensino superior e autor de outros dois livros. Sua carreira acadêmica é marcada por uma abordagem interdisciplinar e por sua paixão pela história social e política do Brasil. Além do lançamento de “100 Anos da Socorro aos Necessitados (1921-2021)”, ele é autor de outras duas obras: História Medieval (2019) e Enciclopédia de Curiosidades Sonoras (2023). Sendo a última atraiu grande público no lançamento.
Além de sua carreira acadêmica, Mateus é músico e integra a banda Mandala Folk, sendo um dos raros músicos no país a tocar a viela de roda. Ele também atua como produtor cultural, promovendo espetáculos e eventos musicais em prol do Hospital Pequeno Príncipe.
Serviço:
Lançamento do Livro Centenário Socorro aos Necessitados
Data: 28 de setembro de 2024
Horário: 10h00 às 12h00
Endereço: Rua Konrad Adenauer 576- Tarumã
Entrada Franca. Os livros serão distribuídos gratuitamente.
Quem puder contribuir pode doar Leite e Açúcar para a Instituição. Toda ajuda será bem-vinda.