No estado do Paraná, a produção de frangos continua em ascensão, liderando a cadeia produtiva com 34,2% da produção total do país. Segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em 6 de setembro de 2023, foram abatidas 532 milhões de unidades de frango de abril a junho deste ano.
Esse resultado culmina em um acumulado de 1,07 bilhão no primeiro semestre, sendo 532 milhões de unidades no primeiro trimestre (janeiro a março), estabelecendo assim o maior registro histórico em termos de volume. O crescimento da produção de frangos no Paraná também supera a média nacional, que apresentou um aumento de 2,2% no semestre.
Outro recorde na produção de alimentos no Paraná, registrado pelo IBGE é o maior número de abates semestrais de suínos na série histórica, que começou em 1997, com um total de 5,9 milhões de unidades, um aumento de 2,3% em relação ao semestre anterior.
Os resultados do estado paranaense na produção de proteína suína também superam a média nacional. Em todo o Brasil, a produção no primeiro semestre de 2023 totalizou 28,2 milhões de unidades.






