Um passeio pelo Shopping Curitiba mudou a rotina da assistente de customer service Kelly Veras. Ao sair de uma loja, ela se deparou com um totem da Rede de Proteção Animal de Curitiba, que reúne fotos e informações de pets disponíveis para adoção pelo Centro de Referência de Animais em Risco (Crar). Foi ali que Kelly conheceu a gatinha Galáxia e decidiu adotá-la.
Os totens apresentam cães e gatos resgatados, com dados como comportamento, porte e histórico. Pelo equipamento, os interessados podem fazer um pré-cadastro para conhecer melhor o animal e dar início ao processo de adoção responsável.
Mantidos em parceria com a Associação CHC, responsável pela gestão do Hospital Veterinário Municipal São Francisco de Assis, os equipamentos funcionam de forma simples e intuitiva. Também é possível compartilhar os perfis dos animais nas redes sociais e agendar uma visita ao Crar.
A iniciativa conta com o apoio de shoppings, locais de grande circulação de pessoas, considerados aliados importantes na divulgação da causa animal. Para a Rede de Proteção, essa visibilidade amplia as chances de adoção consciente.
Curitiba possui quatro totens virtuais: no Hospital Veterinário Municipal, no Shopping Mueller, no Shopping Curitiba e no Shopping Estação. Cada unidade está instalada em pontos estratégicos e pode ser acessada durante o horário de funcionamento dos locais.
Outra adoção que começou por meio de um totem foi a da gatinha Catarina, adotada pela servidora municipal Ivanilda Drozek, que conheceu a felina durante uma visita ao Hospital Veterinário.
O Crar mantém campanha permanente de adoção de cães e gatos. O atendimento acontece todos os dias, inclusive fins de semana, na Rua Lodovico Kaminski, 1.381, no CIC, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 15h30.






