Durante a 7ª Conferência Estadual das Cidades, realizada no dia 28 de agosto em Curitiba, o secretário executivo do Conselho Estadual das Cidades, Orlando Bonette, destacou a expressiva participação dos municípios paranaenses no processo de construção das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano.
Segundo Bonette, mais de 240 municípios realizaram conferências municipais e outros 339 promoveram discussões em seus conselhos locais. “Isso é importante para o Estado porque coloca o Paraná como o estado que mais fez conferências no Brasil em 2025. Esse engajamento se reflete aqui, na presença de centenas de delegados e autoridades municipais neste encontro”, afirmou.
O secretário também ressaltou que todas as propostas elaboradas nos municípios foram enviadas ao Conselho Estadual das Cidades e vão compor um caderno de diretrizes. Esse documento será usado para duas frentes principais: representar o Paraná na 6ª Conferência Nacional das Cidades, em Brasília, e nortear as ações do governo estadual nos próximos anos.
Bonette enfatizou ainda o caráter democrático e inclusivo da conferência estadual: “A participação ampla das cidades, pequenas e grandes, e a diversidade de pessoas que participam deste encontro mostram que as propostas de todos são importantes para a orientação e andamento do nosso trabalho enquanto governo”, disse.