Mutirão do “Agora Tem Especialistas” vai realizar mais de 2,5 mil atendimentos no Paraná neste sábado (13)
Neste sábado, 13 de setembro de 2025, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná terão uma importante oportunidade. O mutirão “Agora Tem Especialistas”, que integra o Dia E — Ebserh em Ação, vai promover no estado mais de 2.500 atendimentos, incluindo consultas, exames e cirurgias.
A inciativa ocorrerá simultaneamente em 45 hospitais universitários 100% SUS, distribuídos pelas cinco regiões do Brasil. Em todo o país, o plano é realizar 4.400 consultas, 22.700 exames e procedimentos, e 1.900 cirurgias eletivas.
No Paraná, serão 155 cirurgias, 2.326 exames, além de outros 80 procedimentos. O objetivo é desafogar a fila para atendimentos especializados de média e alta complexidade. Áreas como oncologia, cardiologia e ortopedia são destacadas como prioritárias nessa mobilização.
Em Curitiba, a ação será realizada no Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC‑UFPR), a partir das 9h. Estarão presentes autoridades do Ministério da Saúde, como a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann; o secretário‑executivo do ministério, Adriano Massuda; e a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Mariângela Simão.
Essa é uma das estratégias do programa “Agora Tem Especialistas” para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde especializados e reduzir o tempo de espera no SUS. O mutirão será realizado em diversas unidades Ebserh — Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares — parceiras no programa.