A Assembleia Legislativa do Paraná terá uma semana cheia de debates, homenagens e eventos culturais. Na segunda-feira (1º), além de duas sessões plenárias, a agenda começa com uma reunião da Comissão de Defesa do Consumidor para discutir a criação do Procon municipal de Curitiba. No mesmo horário, o Plenário recebe uma sessão solene em homenagem à Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Paraná (FEBIEX/PR).
Ainda na segunda, às 18h, será lançado no Salão Nobre o livro “Violência Política Contra Mulher – Os limites da competência da Justiça Eleitoral”, da advogada e pesquisadora Fernanda Valone Esteves. A programação especial de Natal também inicia no dia, com a abertura da Exposição de Presépios da COOPArte/Adetur, às 10h, e a Feira de Natal de Microempreendedores, às 13h30, com apoio do Sebrae/PR.
Na terça-feira (3), às 10h30, a Assembleia celebra os 70 anos da Extensão Rural no Paraná, destacando o trabalho do IDR-Paraná e de seus extensionistas. Na quarta-feira (3), às 9h30, haverá homenagem aos profissionais da Cooperativa de Trabalho de Enfermagem do Paraná (Cooenf/PR), reconhecendo a atuação da primeira cooperativa do setor no Estado.
A quinta-feira (4) será dedicada ao setor aquícola, com audiência pública sobre a criação de tilápias, às 14h. O debate envolve o projeto de lei que busca proibir a importação e venda de tilápia estrangeira, para fortalecer a produção local. Na sexta-feira (5), duas atividades encerram a semana: a celebração do Dia Mundial do Solo, em Cornélio Procópio, às 10h, e, às 14h, a homenagem aos 25 anos do curso de Terapia Ocupacional da UFPR. Às 18h, ocorre ainda uma sessão solene pelos 60 anos da FAEP.
As sessões plenárias de segunda-feira terão análise de projetos importantes, como o PL 521/2025, que permite fornecimento individual de água e energia em áreas em regularização fundiária. Também será votado o projeto que autoriza contratações temporárias em entidades da Administração Indireta, além de propostas do Tribunal de Justiça sobre custas judiciais. Na sessão extraordinária, volta ao debate o projeto que organiza os níveis de governança nas universidades estaduais.
O plenário ainda avalia oito proposições em turno único, entre elas a atualização da grafia oficial do Athletico Paranaense na legislação, o reconhecimento do Afoxé Filhos de Iemanjá de Paranaguá, o título de Capital Estadual da Mandioca de Mesa para Cerro Azul e o Dia Estadual da Neurodiversidade. Também serão votados títulos e reconhecimentos culturais, como o de Cidadão Honorário do Paraná ao bispo Rafael dos Santos Querido, a declaração de utilidade pública ao Distrito 4730 de Rotary International, o reconhecimento da Festa do Leitão Desossado e o projeto que torna o Coritiba Foot Ball Club patrimônio histórico, cultural e imaterial do Estado.






